post 4

MESAS DE JANTAR REDONDAS ORIGINAM REFEIÇÕES HARMONIOSAS

No que diz respeito à escolha de uma mesa de jantar auspiciosa, convém saber que, de acordo com o feng shui, todas as formas regulares são favoráveis, quadradas, rectangulares, redondas e mesmo as que têm o formato octogonal do ba-guá. Cada uma das formas básicas significa igualmente um dos cinco elementos chineses, sendo as formas quadrada (terra), rectangular (madeira), e redonda (metal) as mais benéficas para mesas de jantar. A forma do elemento fogo é triangular, ao passo que a da água é ondulada.

O CÍRCULO HARMONIOSO

Os Chineses sempre tiveram uma preferência pelas mesas de jantar redondas, pois trata-se da forma que origina refeições harmoniosas. Os membros da família discutem e discordam menos quando a mesa é curvada. Além disso, uma mesa redonda não tem arestas vivas que perturbem a harmonia do lar. De facto, é raro não se encontrarem mesas redondas nas salas de jantar das casas chinesas, e quanto maior a mesa mais auspiciosa se acredita ser. Além disso, estas mesas são quase sempre feitas das madeiras mais nobres e possuem inúmeros símbolos entalhados ou frutos das quatro estações, plantas ou flores gravados, os quais significam uma abundância próspera ao longo de todo o ano.
O círculo constitui também um símbolo especial de chi celestial. Existem, por conseguinte, menores possibilidades de agravamento da energia e a autoridade da figura paterna é respeitada. Acredita-se que os membros de uma família que se sentam juntos a uma mesa redonda têm um bom relacionamento a uni-los.

post 4